O controle de estoque é fundamental para a gestão de qualquer negócio. Um gerenciamento de estoque feito de forma ineficiente pode gerar erros e comprometer a estrutura do seu negócio. Isto porque o controle de estoque é um dos pilares que sustenta os resultados positivos da sua empresa, reduzindo custos e perdas. Fazer uma boa gestão de estoque é monitorar os produtos armazenados para garantir que as demandas serão atendidas sem haver excessos ou prejuízos. Nesse post, vamos apresentar como fazer um controle de estoque de forma simples para que você possa fazer uma boa administração da sua empresa.
Conforme as entradas e saídas acontecerem, revise os dados do fluxo e insira as datas de movimentação. Para fazer o controle, anote as informações em fichas ou em um sistema informatizado. Informe a quantidade de produtos disponíveis e quanto vale cada um. Se o controle não for feito corretamente pode haver falhas para mensurar se o consumo dos materiais está de acordo com as necessidades da empresa. Ter controle do que entra e do que sai da sua empresa evita prejuízos com danos ou furtos. Ao mesmo tempo, fica mais fácil criar promoções para os seus clientes, organizar as demandas e vender mais!
Não adianta de nada comprar uma grande quantidade produtos que não dão vazão e ficarão parados no seu estoque. Uma dica para otimizar o seu estoque é manter um controle separado dos produtos mais vendidos dos menos vendidos. Utilize um estoque suficiente para atender as vendas e reposição no tempo certo. Mantendo controle sobre os dados de todas as entradas e saídas de mercadorias você manterá o seu estoque ajustado. Dessa forma, suas mercadorias ficarão alinhadas com a demanda e com o prazo de entrega.
Buscar vários fornecedores nem sempre é a melhor saída para obter mais lucro nas vendas. É comum que um gestor acabe se perdendo em meio a uma grande diversidade de fornecedores no mercado. Para te ajudar a fazer uma boa filtragem de fornecedores para o seu negócio, pesquise bastante, peça recomendações e se concentre naqueles que oferecem um equilíbrio entre qualidade, preço, prazo de entrega e pagamento. Após analisar esses fatores e escolher seus fornecedores, invista em um bom relacionamento com eles. Essa é uma boa estratégia para conseguir vantagem nas negociações.